quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

India-Rajastão-Thar Desert


O deserto do Thar estende-se pelo territorio da India e Paquistao. A poucos quilometros da fronteira entre este dois paise e depois de termos saido ha algumas horas de Jaisalmer no Rajastao, comecam as maiores dunas do deserto. Bem perto esta a fronteira com o Paquistao, mas devido ao conflito entre estes dois paises nao e possivel atravessar aqui a fronteira.
No deserto do Thar podemos apreciar uma das mais sensuais dancas do Rajastao.
Kalbelia e o nome desta forma de danca representada pela tribo cigana com o mesmo nome.
A pricipal ocupacao desta tribo era no passado, a captura e comercializacao de cobras e do seu veneno.Numa representacao da sua rotina diaria esta dancas assimilaram os movimentos deste animal. Esta tribo, seguidora da religiao hindu, e tambem conhecida como Sapera ou Jogira. O maior numero desta populacao pode ser encontrado nos distritos indianos de Pali, seguido de Ajmer, Chittorgarh e Udaipur.
A musica e tarefa dos homens, eximios interpretes de instrumentos como o Pungi, Dufli, Beer, Khanjain, Morchang, Khuralio ou do Dholak. As dancas sao na maioria dos casos interpretadas pelas mulheres, que usam vestidos pretos e vermelhos escuros. O espetaculo de danca tem varias partes combinando diferentes acrobacias que requerem enorme flexibilidade e pericia. As executantes fazem varios demostracoes do seu talento dancando sobre espadas, pregos ou vidros, sempre com enormes objectos na sua cabeca, que demonstram o seu equilibrio, fluidez e concentracao.
As dancas Kalbelia sao hoje mundialmente conhecidas e uma forma de celebracao de momentos de alegria desta comunidade cigana partilhados por quem visita o deserto do Thar, no estado indiano do Rajastao.
Os ciganos ou Romani, tambem conhecidos como Roma, sao um grupo etnico da Europa, cujas raizes vem da India. Evidencias geneticas e a linguistica, sao fortes indicadores de que os Roma teram vindo no seculo 11 do subcontinente indiano. Uma das teorias acerca das suas origens, indica que teram vindo do Rajastao e migrado depois para o Punjab por volta do ano 250a.c. Nessa altura a interaccao com os Rajputs e com os Jats tera sido muito intensa. A sua migracao para o Ocidente tera acontecido entre os anos 500 d.c. a 1000 d.c.



3 comentários:

  1. Olá amigo! Muito boas histórias que li e reli. grande abraço desde o outro deserto ... das arábias. João

    ResponderEliminar
  2. Senhor dos cabrestos!!!
    Grande viagem, grandes fotos, muita inveja!!!
    Continua!

    ResponderEliminar
  3. Carissimo,

    muito bom o texto e as fotos!! Não há duvida que a tua veia jornalistíca veio ao de cima. As tuas fotos das pessoas estão muito boas, nomeadamente, as cores bastante fortes que preenchem as mesmas!! Gostava de saber como elas te deixam tirar fotos sem estarem sempre a pedir!!
    Goza essas paisagens e, nomeadamente, Jaisalmer e Jodphur onde estive e penso que Udaipur pelas fotos era bastante interessante.
    Continua a escrever para eu puder viajar e aprender um pouco sobre este mundo cada vez mais louco!!!
    Um abraço

    ResponderEliminar