quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

India-Eclipse solar no Kumbh Mela


O segundo dia do Kumbh Mela e marcado por um eclipse do sol. A minha canon 7d e o seu pomposo microfone sao uma constante atracao, os mais atrevidos pedem para lhes tirar uma foto, e de vez em quando aparece alguem com uma velha radiografia com ossos fracturados, a pedir-me que veja o eclipse. Sorte a minha que nao estava previnido para observar este fenomeno, desta forma consegui algumas imagens do eclipse que so vai poder ser observado novamente daqui a mil anos.
O eclipse anular do dia 15 de Janeiro, foi visivel na Asia, Africa, Europa do Leste e Medio Oriente. Este evento mobilizou milhares de pessoas e deu um toque especial ao festival Kumbh Mela que se celebra em Haridwar ate ao final de Abril.
Neste fenomeno a Lua cobre apenas parcialmente o Sol e parece estar rodeada por um anel de fogo. Segundo a Nasa o mais longo eclipse do milenio devera voltar a acontecer apenas daqui a cerca de mil anos. Outro como este dizem os especialistas so a 23 de Dezembro de 3043.
Um eclipse do sol acontece quando a lua passa entre a terra e o sol obscurencendototal ou parcialmente o Sol.
Um eclipse anular, como o que foi visivel em Haridwar, ocorre quando o diametro da lua e aparentemente mais pequenoque o sol, fazendocom que o sol se assemelhe a um anel, bloqueando a maior parte da luz solar.
Este foi o mais longo eclipse anular do milenio e o mais longo ate 2043, com uma duracao maxima de 11 minutos e 7.8 segundos ( o eclipse de 4 de Janeiro de 1992 foi o mais longo com uma duracao de 11 minutos e 41 segundos.

Sem comentários:

Enviar um comentário