quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

India-Haridwar-Kumbh Mela


Ate ao final do proximo mes de Abril decorre em Haridwar, India o festival Kumbh Mela (khumb: pote e mela: festival). Sao esperadas cerca de 100 millhoes de pessoas neste evento que e considerado o maior encontro de seres humanos do planeta. O Kumbh Mela e um festival hindu que acontece alternadamente em quatro cidades indianas a cada doze anos:Allahabad, Ujjain, Nasic e Haridwar.
Segundo a mitologia hindu os deuses e demonios travaram uma guerra por causa de um pote que continha o nectar da imortalidade. Algumas gotas desse nectar cairam nestas quatro cidades onde se celebra o festival.
Desde o dia 14 Haridwar e o destino de milhares de devotos hindus que aqui chegam diariamente para mergulhar nas aguas sagradas do rio Ganges, na esperanca de se livrarem de todos os pecados e quebrarem o ciclo da vida e da morte. Dia e noite os peregrinos chegam de todas as partes da India. A musica e a azafama dura 24h por dia, apesar do frio familias inteiras rumam a Haridwar para o tao aguardado banho sagrado.
No primeiro dia do festival, as 4 da manha do dia 14 de Janeiro, um dia antes do eclipse solar, o Kumbh Mela comecou oficialmente.
Apesar do sol ainda nao ter nascido pessoas de todas as idades vao mergulhando nas aguas geladas do Ganges, vai ser assim todos os dias nos proximos quatro meses. Os cantos, cores e o aroma do incenso, bem como a devocao destas gentes nao deixa ninguem indiferente mesmo aqueles nao partilham ou desconhecem por completo as complexas crencas hindus. Familias inteiras, descalcas e sem dinheiro fazem um enorme esforco para estarem presentes naquele que e um dos mais importantes eventos da religiao hindu.
Os mais novos tem por vezes dificuldade em entrar nas aguas geladas que vem da nascente do ganges situada a poucos quilometros de distancia num dos glaciares dos himalaias. Daqui por umas horas quando o sol nascer, o banho vai certamente ser mais agradavel. E em Hari Ki Pauri que a maioria das pessoas se reune para entrar nas aguas sagradas mas ao longo de varios quilometros ha gente a preparar-se para entrar no rio. Por enquanto ainda nao ha muitos Naga Babas no Kumbh Mela. Procurados pelos fieis que querem ser abencoados os excentricos homens sagrados estao por agora em locais mais tranquilos, mas dentro de um mes vao chegar aos milhares vindos de todo o sub continente indiano para celebrar o Shivratri, a 12 de Fvevereiro outra data auspiciosa, e um festival dentro do festival, nessa altura vai ser mais facil encontra-los e o Kumbh Mela vai entao ganhar uma outra dimensao bem mais alucinante para os olhos dos ocidentais.
A medida que o sol vai iluminando as montanhas cobertas de neve do Nanda Devi, muita gente comeca a viajem de regresso as suas aldeias e cidades, enquanto outros continuam a chegar as margens do rio sagrado. O fluxo de pessoas e continuo, alguns vao ficar aqui durante uns dias mas nem todos tem posses para permanecer durante muito tempo, por estes dias tudo e mais caro, um pequeno quarto e muitas vezes partilhado por vinte pessoas, o festival e tambem uma excelente oportunidade de negocio para os proprietarios dos hoteis, tudo esta inflaccionado.
O ambiente e por estes dias de grande alegria, uma felicidade contagiante que toca o coracao de todos os que por aqui passam. Apesar da confusao natural da confluencia num mesmo local de tantos seres humanos, Haridwar transmite uma enorme paz de espirito e tranquilidade.














Sem comentários:

Enviar um comentário