quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cambodja-Siem Reap


Centrada em Angkor, a civilização Khmer é uma das mais importantes do sudeste asiático. Entre os séculos VIII e XIII uma sucessão de reis hindus e budistas criou nesta zona magnificos templos em pedra.
Com a prosperidade trazida pelos indianos vieram também os seus deuses que nestes templos encontraram abrigo e seguidores. A cosmologia é aliás muito semelhante entre estes dois países, também aqui a devoção vai para Shiva, Vishnu ou Buda, mas a figura dominante é sem dúvida Shiva, desde sempre considerada pelos reis como a divindade suprema que protege o império. Não é por isso de estranhar que a maioria dos templos de Angkor sejam dedicados a este deus hindu.
A arquitectura Khmer, a sua cultura, as danças e crenças influenciaram toda a cultura tailandesa, de tal modo que ainda hoje persistem algumas rivalidades entre a Tailândia e o Cambodja. Exemplo disso é o nome dado a Siem Reap, uma cidade próxima da fronteira com a Tailândia, que quer dizer qualquer coisa como Sião derrotado.
Angkor Wat é o templo mais conhecido do Cambodja, mas apenas uma pequena gota no imenso oceano de Angkor. Quando este grandioso império ruiu a floresta engoliu literalmente as cidades e templos, tornando ainda mais misterioso este lugar. As árvores embelezaram e ajudaram a preservar, mas a seu tempo seram também elas os agentes destruidores dos templos.
No século XIX quando aqui chegaram, os primeiros europeus ficaram maravilhados ao se depararem com a grandiosidade das construções.
Apesar de não constar da lista, Angkor está a um nivel muito superior das conhecidas sete maravilhas do mundo, este deve ser dos poucos lugares onde há quantidade e qualidade.




































Sem comentários:

Enviar um comentário