quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Nepal-Chitwan National Park


Rumo ao Terai, planicie nepalesa, apanho o autocarro das 7h30m. A estrada leva-nos até ao cimo das montanhas que rodeiam Kathmandu. O Trisuli acompanha-nos até se juntar ao Gandaki Kali, dois dos rios que vão dar ao Ganges. O local de confluência é perto de Narayargarh, um sitio considerado sagrado para os hindus.
Ao chegar ao Terai quase que repentinamente tudo muda radicalmente. A tipica paisagem do Nepal, caracterizada pelas montanhas, dá lugar á planicie que se estende ao longo da fronteira com a India.
Nos anos 50 os unicos habitantes desta região eram os Tharu, ao que parece eram imunes à malária.
Apesar da sua origem não ser certa, os habitantes locais parecem preferir a versão que conta que no século XVI mulheres e crianças vieram do Rajastan para se refugiarem na floresta dos invasores Mughal. Apesar de serem animistas e venerarem os espiritos da floresta, os Tharu são cada vez mais influenciados pelo Hinduismo.
Já perto de Sauraha fica o Royal Chitwan National Park. Esta reserva natural com cerca de 930 Km quadrados é um dos ultimos refugios de algumas espécies ameaçadas, como o Rinoceronte Indiano, o Susu- golfiho de água doce (foram vistos 3 esta semana no rio Rapti) ou o tigre de Bengal.
Em meados dos anos 50 , ao mesmo tempo que tem inicio um programa de erradicação da malária, começam a chegar ao Terai pessoas á procura de terreno para cultivar. A população do país aumentou radicalmente nos ultimos anos e apesar dos terrenos agricolas dominarem a paisagem o Nepal tem necessidade de importar grande parte dos alimentos. A situação politica nesta região é tensa, tem havido alguns atentados nos últimos dias.







2 comentários:

  1. Estes rhinos sao altamente albardados. Os crocs tambem parecem nadar bem. Hhhmmm! Que paisagens mais asiaticas e boas! Gostei de ler os relatos. Boa continuacao. Segue o teu rumo. Joao F.

    ResponderEliminar