sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Nepal-Kathmandu


Cheguei a meio da tarde ao Aeroporto Internacional de Tribhuvan. Uma experiência fantástica, o avião não estava em muito bom estado mas o ambiente era descontraido. Fiz a viagem com um rapaz nepalês que conheci em Delhi, não sabia falar inglês nem lingua nenhuma que percebesse, a comunicação é feita de forma gestual.
As hospedeiras são umas verdadeiras malucas sempre a perguntar se queremos mais cerveja, acho que querem embebedar toda a gente do voo da Indian Airlines (segundo me disseram em Delhi uma das piores companhias para viajar mas sem dúvida a mais barata). Ao contrário dos restantes aviões que apanhei a cerveja aqui é de meio litro.
Depois de um atraso de duas horas os aviões fazem fila de espera para descolar da pista de Delhi. A turbulência é enorme mas lá vamos nós em direcção aos Himalaias.
Apesar de ainda não ter visto para entrar na India mesmo assim acabo por fazer o percurso que pretendia, Agra-Varanasi-Lumbini-Kathmandu, mas por ar, a vida é assim...
Quando o avião está para aterrar o deboche é total, tudo sem cinto de seguranca, bebidas e tudo o resto nos tabuleiros, telemóveis ligados, ninguém parecia interessado em interromper o que estava a fazer. Aterrei com uma lata de 500ml no ar para não entornar tudo no corredor, ninguém aparece para recolher as coisas. Não sabia se o avião estava para se despenhar, se ainda estávamos no ar ou já na pista, a turbulência era assustadoramente excitante e o cenário brutal, com montanhas de ambos os lados. As hospedeiras, vestidas a rigor, só se riam enquanto se tentavam equilibrar. As habituais regras básicas de segurança nestas situações nem por isso... mas tudo corre conforme planeado.
Já com o visto na mão apanho um táxi em direcção a Thamel, dizem-me que a tarifa do aeroporto é fixa 500 rupias nepalesas (5 euros) mas consigo 0 táxi por metade do preço. A confusão na rua é enorme, gente por todo o lado. Não tenho tempo para prestar atenção a nada para não me distrair da conversa com o taxista que parecia ir contra tudo e todos enquanto me tentava convencer com os seus esquemas.
Alguns minutos depois chego a Thamel, zona de bares, restaurantes, hóteis e todo o tipo de comércio. Alugo um quarto na zona norte, num sitio bem calmo com um jardim e terraços magnificos no topo do edifício com vista para as montanhas e cidade. Apesar de estar em Thamel esta zona é bastante tranquila uma vez que está numa das extremidades desta área. Mais tarde estou a pensar alugar um quarto em Freak Street, zona mitica bem no coração da cidade antiga, junto a Durbar Square. Era ali que tudo se passava nos anos 60, mas esses dias já lá vão e Freak Street, actualmente com pouca animação, deu lugar a Thamel.
Na rua a confusão é enorme e o trânsito caótico, esta é sem duvida a cidade mais "roots" onde já estive, o lixo está por toda a parte, não há contentores. Quando chego vejo num jornal que a recolha já não é feita há 18 dias. A situação começa agora a voltar ao normal e de vez em quando passa um camião para tratar do lixo, são as criancas que trabalham no meio da sujidade enquanto um homem de idade lhes dá ordens. A electricidade é cortada 16 horas por dia em dois periodos diferentes. Actualmente os cortes são maiores uma vez que o país está a atravessar uma difícil crise energética. Os níveis das barragens estão muito abaixo do normal, para tentar resolver a situação o "governo" está a pensar importar energia da India, mas o principal problema é mesmo a manutenção da rede eléctrica (constantemente afectada pelas monções) que parece não existir.
Este sitio é maravilhoso, tenho conhecido muita gente (uma das vantagens de viajar sozinho), até agora só pessoas maravilhosamente simples. A comunicação não tem sido fácil mas há entendimento. Adoro as miudas nepalesas, para dizer a verdade estou fascinado com tudo. A ansiedade inicial vai dando lugar a coisas muito boas, sou suspeito... mas nunca é de mais frisar as raparigas são mesmo lindas.
Apesar de ainda ser inverno a temperatura está bastante agradável. Em Thamel há todo o tipo de comércio e animais na rua.
Mas nem tudo corre bem, chego a Kathmandu apenas com a roupa que tenho vestida. Apesar de muito insistir no aeroporto de Heathrow para me enviarem a mochila para Delhi, os senhores da British Airways acabam por deixá-la em Londres e chego ao Nepal sem parte das minhas coisas, nada de valor ficou para trás.
A vida aqui é assustadoramente barata, mas em Kathmandu tudo está feito para sugar o dinheiro a conta gotas. Além do mais os esquemas nunca param, esta gente não dorme, mas nada que um sorriso na cara e olhos bem abertos não resolvam, caso contrário é sempre a aumentar a conta. Se há sitio onde é preciso conferir sempre tudo mais de uma vez é aqui, ou então o pouco pode transformar-se em muito pouco de cada vez. É incrível as contas nunca batem certo à primeira, por vezes nem mesmo à segunda, mas no final chegamos a acordo.
Quando acabo de jantar recebo a minha conta, a da minha "namorada" e de mais duas pessoas que desconheço. No fim tudo se resolve e aceito as desculpas, tentar não custa e a culpa é de quem cai...Depois de pagar recebo o troco, confiro e faltam 100 rupias. Sorry sir...e lá me devolvem o dinheiro que falta.
A viajem só hoje começou...há 3 dias que não durmo um minuto mas não me sinto nada cansado, é dificil desligar... No quarto a luz da vela faz-me companhia e com a música da rua a embalar finalmente vou fechando os olhos, amanhã é outro dia...












-----

No meu segundo dia em Kathmandu aproveito para ir a Durbar Square, é um sitio magnifico situado junto a Freak Street bem no coração da Old Town. Sou dos poucos turistas a andar nas ruas, de vez em quando alguém tenta vender-me qualquer coisa, mas na verdade isso acontece muito poucas vezes, quase ninguém me chateia a cabeça o que me surpreende bastante. É possível caminhar pela Old Town, em Durbar ou até mesmo em Thamel (o que e incrível) sem ninguém me abordar, acho que em Marrocos me chatearam muito mais do que aqui. Quando chego ao centro de Durbar, aparece-me o primeiro tourist Baba, "I am a Baba, a Holy Man" diz ele, pois pois digo eu... sem lhe prestar atenção continuo a filmar, quando se apercebe que não lhe dou dinheiro vai-se embora, 1 minuto depois faço zoom na camara e consigo as imagens dele sem lhe pagar um tostão. Foi lindo, sentado ao longe o homem santo saca de um enorme monte de notas e começa a contar o dinheiro que faz com os turistas, filmei tudo. Vai ser difícil encontrar verdadeiros Babas e Sadhus e em Durbar não é certamente.
Durante a tarde aproveito para visitar alguns templos budistas, está a decorrer um festival na cidade há gente a tocar por todo o lado, aproveito para continuar a filmar enquanto dentro do templo vejo crianças tibetanas a cantar e a tocar.











Vou dentro de dias para Chitwan um parque natural situado no Terai, estou a pensar ficar por lá 3 dias para ver os rinocerontes, tigres e tudo o resto, daí parto para Pokhara junto a alguns dos picos mais altos dos Himalaias, só depois regresso a Kathmandu ainda há muito para ver no Vale, este sítio é genial para filmar.
Estou a pensar ficar 30 dias no Nepal, depois o destino é Bangkok de onde quero apanhar um avião para Angkor, no Cambodja. Espero ficar na Tailândia apenas o tempo suficiente para comprar os bilhetes de avião e conseguir o visto para o Vietname.

8 comentários:

  1. Ola. Decidimos por um comentario aqui neste local do Blog porque estivemos a ler tudo e ver as fotos ate aqui. Eu e a Sofia estamos verdadeiramente felizes pela tua experiencia e desejamos que dia a pos dia tragas mais novidades e imagens. O Blog e uma optima forma de partilha. Conseguimos estar aqui no mesmo sitio e ao mesmo tempo ir ate ai em imaginacao. Abraco e ate breve. Joao e Sofia.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. oi, tudo bem?

    Estive a ver o teu blogue e vou continuar a seguir as tuas crónicas. Belo
    projecto, estás de parabéns.
    Espero que te divirtas e que aproveitas tudo da melhor forma.

    Boa continuação

    Aquele abraço...

    ResponderEliminar
  4. Olá rui!!!já vi que tiveste sucesso no meio dos stress todos de vistos etc...Desejo-te uma viajem sem igual e que vás mandando noticias por aqui

    Abraço
    Nuno Valente

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Ganda maluco, desejo ao meu amigo umas excelentes jornadas, sem atribulações de maior e com muitas conquistas...Estas fotos estão muito fixes e o relato também.Podes continuar!

    Abr
    e tudo a correr bem.
    ENJOY...A LOT!
    Nuno Gaspar

    ResponderEliminar
  7. Olá Rui!!!

    Parabéns pelo Blog. Assim posso saber o que andas a fazer.

    Grande Abraço

    rodrigo Alfacinha

    ResponderEliminar
  8. seu granda fagot? como é? deste uma de poeta solitário? Pode ser, dá mais magia à coisa! E então e má vida? é só flores e rinocerontes??? Mau. Conta lá mas é apartir das nove da noite.

    Nem calculas a inveja que tenho.

    Ah, e comida??? Fotos sff. E qualquer coisa que gostes muito merece sacar receita, nem que tenhas que trazer corno-de-rinoceronte-branco-bueda-raro e escamas-de-cobra-pintalgada-como não exite.

    E instrumetos musicais? Alguma coisa interessante? vim com 3 mais chocalhos e afins numa estadia de um mês. Logo pela lógica da batata, ou do arroz neste caso, tens que trazer 9. Depois pagas o investimento com umas demonstrações na baixa e chapeu no chão. Ganhar a vida...

    Bem, chega de estupidezes, aproveita bem e continua a blogar. Abraço

    ResponderEliminar