quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

India-Jaipur


Antes de entrarmos na cidade antiga, a confusao e o caos tipicos da India confundem os nossos sentidos. Na rua a passear livremente ha porcos, vacas e cabras a comer o lixo que esta um pouco por todo o lado. Os camelos e elefantes que servem de meio de transporte de pessoas e bens dao um toque muito especial a este local. Quando entramos por um dos portoes da cidade as coisas acalmam, mas pouco. A beira da estrada ha inumeros barbeiros a cortar o cabelo, maquinas de costura e todo o tipo de artesaos dispostos a satisfazer qualquer necessidade.
Jaipur a capital do estado do Rajastao, famosa pelos seus fortes, palacios e lagos e uma das cidades mais coloridas do Norte da India. Fundada pelo guerreiro e astronomo Maharaja Jai Singh II, que governou entre 1693 e 1743, Jaipur e tambem conhecida como a cidade cor-de-rosa, uma vez que practicamente todos os edificios foram pintados em tons rosa. O seu passado rico e glorioso tornou possivel a construcao de inumeroa fortes e palacios. A cidade estava bem protegida por muralhas que continham sete portoes de entrada, o sentimento de seguranca encorajou os seus cidadaos ao comercio, artes e cultura tornando este num local bastante prospero.
Com o dinheiro da guerra foi possivel financiar a construcao do forte de Amber, que comecou em 1592 pelo Maharaja Man Singh o comandante Rajput do exercito de Akbar. Amber era a capital dos reis Rajput de Kachhawa. O abastado reino cresceu exponencialmente e fez com que fosse necessario acomodar a crescente populacao num novo local que o Maharaja apelidou em 1727 de Jaipur. Esta nova cidade construida de raiz estava bem protegida pelos fortes de Amber e Nahargah. O merito pela construcao desta bela cidade e do arquitecto Vidyadhar Chakravarti, arquitecto chefe de Bengal, que com a aprovacao de Jai Singh fundou Jaipur em fortes principios cientificos e construiu a cidade em pouco menos de oito anos. Apesar do enorme crescimento dos ultimos anos esta continua a ser uma das cidades mais bem planeadas da India.



























Sem comentários:

Enviar um comentário