segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Nepal-Kathmandu


De regresso a Kathmandu para continuar à descoberta da cidade e do Vale.




Depois de Durbar Square há ainda muito para ver nesta maravilhosa cidade. Swayambhunath e Bodhnath são duas importantes referências nos monumentos a visitar em Kathmandu.
As stupas mais antigas eram pouco elaboradas e serviam apenas de suporte ás reliquias oferecidas a Buda, mas ao longo dos séculos foram evoluindo, transformando-se em estruturas mais complexas que representam toda a filosofia budista.
Stupa: os olhos de Buda estão neste enorme templo a olhar para todas as direcções, o nariz: Ek ou número 1, simboliza a unidade de toda a vida, no meio e por cima dos 2 olhos está o terceiro olho, símbolo do interior de Buda.
Os cinco elementos estão representados na estrutura: Terra, Água, Fogo, Ar e Éter


SWAYAMBHUNATH "The Monkey Temple"

Na altura em que o Vale de Katmandu era um enorme lago o monte onde está situado este templo budista destacava-se na paisagem, parecia sair do lago da mesma forma que uma flor de lotus sai das águas lamacentas.
Construido no sec XIII, passou a ser um importante centro budista, mas em 1346 o exército mongol abriu a Stupa ao meio à procura de ouro.







BODHNATH

A primeira Stupa terá sido construida na altura em que o rei tibetano Songsten Gampo se converteu ao budismo por influência das suas duas mulheres (uma princesa do Nepal e outra da China).
Calcula-se que a actual estrutura tenha sido construida depois da destruição causada pelo exército mongol.







KOPAN MONASTERY

Situado a norte de Bodhnath, entre outras coisas, este é um centro de estudo do budismo e de temas relacionados com a cultura tibetana.




sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Nepal-Pokhara


Depois da floresta e do primeiro contacto com um clima mais quente no Terai, a calma das águas do Phewa Tal. Este não é apenas o segundo maior lago do país, tem também a particularidade de estar mesmo ao lado de algumas das montanhas mais altas do planeta.
Defenitivamente esta não é a melhor altura para apreciar a totalidade da paisagem, quase sempre escondidos por entre as nuvens os picos brancos teimam em não se mostrar. Só no dia que cheguei a Pokhara tive a sorte de ver o sitio onde realmente estava. A visibilidade é bem melhor no final das monções, de outra forma só mais afastados da cidade conseguimos ver o que está para lá das nuvens.
Mas há muito para fazer por estas bandas. Além das caminhadas e de todo o tipo de actividades de montanha, como não podia deixar de ser há sempre inumeros templos budistas e hindus espalhados pelos montes e florestas á espera de serem descobertos. Os finais de tarde no lago são sem duvida outra boa opcção para relaxar quando não apetece fazer muito...
De manhã cedo aproveito para explorar o Bhadrakali Temple (hindu) e o Karma Dubgyu Chokhorling Monastery (budista). Estão ambos situados no cimo de montanhas e para lá chegarmos é preciso subir escadas e muitas... é um óptimo exercício matinal e no final o esforço é sempre recompensado.
No pátio de entrada do mosteiro a brincadeira é um misto de Kung Fu com futebol. Com muita perícia os pequenos monges entretêm-se com um fio de plástico enrolado a servir de bola.
Pokhara não é só a zona de bares, restaurantes e hóteis junto ao Phewa Tal, as opcções são muitas é só escolher.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Nepal-Chitwan National Park


Rumo ao Terai, planicie nepalesa, apanho o autocarro das 7h30m. A estrada leva-nos até ao cimo das montanhas que rodeiam Kathmandu. O Trisuli acompanha-nos até se juntar ao Gandaki Kali, dois dos rios que vão dar ao Ganges. O local de confluência é perto de Narayargarh, um sitio considerado sagrado para os hindus.
Ao chegar ao Terai quase que repentinamente tudo muda radicalmente. A tipica paisagem do Nepal, caracterizada pelas montanhas, dá lugar á planicie que se estende ao longo da fronteira com a India.
Nos anos 50 os unicos habitantes desta região eram os Tharu, ao que parece eram imunes à malária.
Apesar da sua origem não ser certa, os habitantes locais parecem preferir a versão que conta que no século XVI mulheres e crianças vieram do Rajastan para se refugiarem na floresta dos invasores Mughal. Apesar de serem animistas e venerarem os espiritos da floresta, os Tharu são cada vez mais influenciados pelo Hinduismo.
Já perto de Sauraha fica o Royal Chitwan National Park. Esta reserva natural com cerca de 930 Km quadrados é um dos ultimos refugios de algumas espécies ameaçadas, como o Rinoceronte Indiano, o Susu- golfiho de água doce (foram vistos 3 esta semana no rio Rapti) ou o tigre de Bengal.
Em meados dos anos 50 , ao mesmo tempo que tem inicio um programa de erradicação da malária, começam a chegar ao Terai pessoas á procura de terreno para cultivar. A população do país aumentou radicalmente nos ultimos anos e apesar dos terrenos agricolas dominarem a paisagem o Nepal tem necessidade de importar grande parte dos alimentos. A situação politica nesta região é tensa, tem havido alguns atentados nos últimos dias.